top of page
  • Foto do escritorSander Filmes - Autor Marc Souza

15 FILMES INESQUECÍVEIS PARA ASSISTIR NO MÊS DA MULHER

Atualizado: 9 de abr. de 2020

Março é o mês das mulheres. E para homenageá-las com grande estilo a Sander Filmes apresenta algumas obras cinematográficas onde as mulheres são as grandes protagonistas, seja à frente ou atrás das câmeras.



BICHO DE SETE CABEÇAS (2000) com direção de Laís Bodanzky, roteiro de Luis Bolognesi e com Rodrigo Santoro, Othon bastos e Cassia Kiss Magro em seu elenco, o filme conta a história de Neto (Rodrigo Santoro), um jovem que é internado em um hospital psiquiátrico após seu pai descobrir um cigarro de maconha em seu casaco. Lá, Neto é submetido a situações abusivas. O filme, além de abordar a questão dos abusos feitos pelos hospitais psiquiátricos, também aborda a questão das drogas e a relação entre pai e filho e as consequências geradas na estrutura da família.



QUE HORAS ELA VOLTA? (2015) de Anna Muylaert, é protagonizado por Regina Casé e trata dos conflitos que acontecem entre Val, uma empregada doméstica do Brasil e seus patrões de classe média alta, criticando as desigualdades da sociedade brasileira. Em dezembro de 2015, o foi eleito um dos cinco melhores filmes estrangeiros do ano pela organização norte-americanaNational Board of Review. No mesmo mês foi eleito o melhor filme do ano e entrou na lista dos 100 melhores filmes brasileiros segundo a Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).



ANTONIA (2006) um filme de Tata Amaral com Negra Li, Cindy Mendes, Leilah Moreno e Quelinah. Filmado na Vila Brasilândia em São Paulo o filme narra a história de quatro amigas que enfrentam um cotidiano de violência, pobreza e machismo para realizar o sonho de viver do rap.



GUERRA AO TERROR (2008) dirigido por Kathryn Bigelow foi o grande vencedor da 82ª entrega de prêmios dados pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Além do Oscar de Melhor Filme, a produção venceu em outras cinco categorias: Melhor DiretorMelhor Roteiro OriginalMelhor EdiçãoMelhor Mixagem de Som e Melhor Edição de Som. O filme narra o dia a dia de um esquadrão antibombas do exército americano no Iraque.



MENINOS NÃO CHORAM (1999), dirigido por Kimberly Peirce rendeu a Hilary Swank o Oscar de melhor atriz em 2000, o filme é uma dramatização da vida de Brandon Teena (interpretado por Hilary Swank), um homem transexual que intenta descobrir-se e encontrar um amor em Nebraska; contudo, no decorrer dessa busca, acontecem eventos inesperados.



ENCONTROS E DESENCONTROS (2003) é um filme de Sofia Coppola, filha do também diretor, Francis Ford Coppola, o filme conta a história de Bob Harris (Bill Murray) uma estrela de cinema, que está em Tóquio para fazer um comercial de uísque. Charlotte (Scarlett Johansson), por sua vez, está na cidade acompanhando seu marido, um fotógrafo workaholic (Giovanni Ribisi) que a deixa sozinha o tempo todo. Sofrendo com o horário, Bob e Charlotte não conseguem dormir, então, se encontram por acaso, no bar de um hotel de luxo, e em pouco tempo tornam-se grandes amigos.



COMER, REZAR E AMAR (2010) é dirigido por Ryan Murphy com Julia Roberts fazendo o papel de Elizabeth uma mulher que descobre que sempre teve problemas nos seus relacionamentos amorosos. Então, um dia, ela larga tudo, marido, trabalho, amigos, decidida a viver novas experiências em lugares diferentes por um ano inteiro. E parte para a Índia, Itália e Bali, para se reencontrar numa grande viagem de autoconhecimento.



A HORA MAIS ESCURA (2013) dirigido por Kathryn Bigelow narra a história de Maya uma agente da CIA que está por trás dos principais esforços para capturar Bin Laden, por ter descoberto os interlocutores do líder do grupo terrorista. Com isso ela participa da operação que levou militares americanos a invadir o território paquistanês, com o objetivo de capturar e matar bin Laden.



GAROTA INTERROMPIDA (2000) neste filme de James Mangold, Winoma Rider é uma garota que diagnosticada como vítima de "Ordem Incerta de Personalidade" é enviada para um hospital psiquiátrico onde conhece um novo mundo, repleto de jovens garotas sedutoras e transtornadas. Entre elas Lisa (Angelina Jolie), uma charmosa sociopata que organiza uma fuga.



JOGOS VORAZES (2012) de Gary Moss tem Jennifer Lawrence no elenco e se passa em um futuro distante onde boa parte da população é controlada por um regime totalitário, que relembra esse domínio realizando um evento anual - e mortal - entre os 12 distritos sob sua tutela. Para salvar sua irmã caçula, a jovem Katniss Everdeen (Jennifer Lawrence) se oferece como voluntária para representar seu distrito na competição e acaba contando com a companhia de Peeta Melark (Josh Hutcherson), desafiando não só o sistema dominante, mas também a força dos outros oponentes.



ERIN BROCKOVIC (2000) é um drama dirigido por Steve Soderbergh com Julia Roberts no papel principal. Baseado em uma história real o filme conta a história de Erin Brockovich uma mãe solteira de três filhos que, após um acidente, começa a trabalhar num escritório de advocacia. Depois de descobrir vários casos arquivados envolvendo contaminação de água, Erin passa a mobilizar pessoas para obter 333 milhões de dólares de indenização da Pacific Gas and Electric Company (PG&E).



THELMA E LOUISE (1991) dirigido por Ridley Scott o filme é estrelado por Geena Davis (Thelma) e Susan Sarandon (Louise), duas amigas que embarcam em uma viagem com consequências imprevistas. O elenco secundário também merece destaque pois é composto por Harvey KeitelMichael Madsen e Brad Pitt em seu primeiro grande papel no cinema.



MULHER MARAVILHA (2017) é baseado na personagem homônima da DC Comics, com direção de Patty Jenkins e estrelado por Gal Gadot o filme conta a história da Princesa Diana, que cresce na ilha de Themyscira. Depois que o piloto americano Steve Trevor cai no mar da ilha e é resgatado por Diana, ele fala sobre a Primeira Guerra Mundial, então, ela deixa sua casa para tentar acabar com o conflito.



O DIÁRIO DE BRIDGET JONES (2001) de Sharon Maguire conta a história de Bridget Jones, uma mulher de trinta anos que decide, entre as resoluções de Ano Novo escrever um diário. Bridget revela, a cada capítulo, as suas qualidades e os seus defeitos, além de expor com muito humor situações que fazem parte do dia-a-dia de várias mulheres nesta mesma faixa de idade: problemas com o trabalho, a busca do homem ideal etc. Cada capítulo do livro trata de um determinado dia na vida desta anti-heroína, que sempre inicia o seu relato contabilizando o peso e as caloriascigarros e unidades alcoólicas que consumiu no dia anterior.



O PIANO (1993) de Jane Champion venceu três Oscars e é considerado um expoente da década de 1990, o filme retrata a sofrida trajetória de Ada McGrath, uma mulher que não fala desde os seis anos de idade e se muda para a Nova Zelândia recém-colonizada. Em companhia da filha, ela conhece seu futuro marido, com o qual não simpatiza. Para piorar a situação, o noivo, Alisdair Stewart, recusa-se a transportar o piano de Ada, que é sua maior paixão. Porém, o administrador George Baines, imediatamente interessado na mulher, adquire o instrumento e promete devolvê-lo caso ela lhe ensinasse a tocá-lo. Com o tempo, as tais aulas de piano vão se tornando encontros sexuais e os dois acabam descobrindo o verdadeiro amor.


Agora só resta pegar a pipoca e o refri e se divertir!

91 visualizações0 comentário

Comments


whatsapp.png
bottom of page