top of page
  • Foto do escritorSander Filmes - Autor Marc Souza

O BRIEFING NA PRODUÇÃO AUDIOVISUAL

Atualizado: 25 de fev. de 2021


A qualidade de um projeto está diretamente relacionada as instruções recebidas antes do início do processo de produção. Quanto mais informações e detalhes levantados, maiores as chances de se realizar um projeto que alcance todos os objetivos esperados. Afinal este é o momento onde se levanta os problemas e os objetivos do cliente e, claro, se estuda as soluções. Esta etapa chama-se Briefing e não é só a primeira etapa do projeto, mas também, uma das mais importantes.


O Briefing é uma palavra de origem inglesa que significa: instruções. Considerado o principal registro de ideias de um projeto, o Briefing, é uma ferramenta indispensável para o seu sucesso, portanto tem que ser claro, detalhado e principalmente aprofundado no assunto que se queira projetar.


De um modo geral, podemos classificar o Briefing como o manual de instruções de um projeto, pois todas as informações a serem seguidas e que resultarão no sucesso da produção estão minuciosamente disciplinadas nele.



MAS, COMO FAZER UM BOM BRIEFING? QUAIS INFORMAÇÕES DEVEM COMPÔ-LO?



Um bom Briefing deve ser:



ORGANIZADO

Com informações bem claras e disciplinadas do que se quer apresentar.


INSPIRADO

Resultado de um processo de conhecimento da empresa e do seu público alvo e do que ela quer apresentar.


BEM PLANEJADO

Resultado de um processo bem definido e organizado que evita a perda de foco.

Assim, deve conter informações sobre;


OS OBJETIVOS DO PROJETO

Essa é uma fase muito importante na elaboração do Briefing, afinal é nesse momento em que se entende o objetivo do cliente e lhe apresenta as melhores opções para se alcançar este objetivo.


SEU PÚBLICO-ALVO

Você sabia que muitas empresas sequer conhecem seu público-alvo? Por isso, é fundamental que seu cliente saiba definir em qual classe está o seu público, qual a faixa etária e quais são os principais compradores da sua marca, se são homens ou mulheres, enfim, estas e outras informações que facilitem o processo de aproximação do que o cliente deseja e o que a sua equipe pode entregar.


CONCORRÊNCIA

Nesta etapa é importante apresentar ao cliente o que os seus concorrentes estão apresentando, explicando ainda que tais são um parâmetro para que a sua empresa cresça ainda mais. Apresente-os como uma referência e de como o cliente está inserido no mercado e o que pode ou não ser feito no segmento, para que a empresa se destaque e se torne referencial.


ORÇAMENTO

Com o orçamento em mente fica mais fácil avaliar e criar um projeto de acordo com as necessidades e com o custo definido.


PRAZOS

É muito importante também para determinar a forma com que o projeto será realizado, sendo, inclusive, base para a organização e planejamento do projeto.


OBJEÇÕES

Neste momento se define o que agrada e o que não agrada o cliente a fim de evitar retrabalhos e os pontos negativos sejam corrigidos antes do início da produção.

Um bom Briefing pode ser o fator preponderante para o sucesso ou o fracasso do seu projeto.

Já que para conseguir elaborar um bom Briefing você tem que conseguir o máximo de informação possível do seu cliente o ideal é que você elabore um questionário padrão, com perguntas muito bem desenvolvidas, a fim de descobrir o que ele verdadeiramente necessita.

Perguntas bem organizadas, estudadas e pertinentes evitam que você fique perguntando ou tirando dúvidas posteriores e até atrasando a produção ou finalização do projeto, evitando, inclusive, retrabalhos.


Assim, seguindo todo esse processo, o seu trabalho será muito mais fácil, rápido e assertivo.


71 visualizações0 comentário

コメント


whatsapp.png
bottom of page