top of page
  • Foto do escritorSander Filmes - Autor Marc Souza

VÍDEOS DE TREINAMENTO: A SOLUÇÃO PARA A EMPRESA MODERNA

Atualizado: 25 de fev. de 2021


Uma empresa moderna e eficiente apresenta uma equipe atualizada, informada e capaz de desenvolver os mais diversos serviços de maneira padronizada, como se fosse uma marca registrada.


No entanto, no dia a dia, existem muitas dificuldades para conseguir desenvolver tais características, principalmente, por causa da falta de tempo criada pela rotina de trabalho.

Mas, existe uma maneira de driblar essas dificuldades de forma eficiente, aprimorando o conhecimento dos seus colaboradores e, consequentemente, ampliando os horizontes da sua empresa.


Sabe como? Através dos vídeos de treinamento.

Os vídeos de treinamento tornaram-se uma ferramenta importante na capacitação dos seus colaboradores e crescimento da sua empresa, pois, apresentam vários benefícios.



BENEFÍCIOS DOS VÍDEOS DE TREINAMENTO


1 – Versatilidade

Os vídeos de treinamentos são muitos versáteis, pois podem ser apresentados de diversos tamanhos e diversas maneiras, seja, através de uma aula com apresentações presenciais ou online, ao vivo ou gravado.


Ademais existem inúmeras maneiras de se apresentar o conteúdo pretendido: de maneira formal ou informal, em forma de palestras, de informativos, filmes, apresentações e até mesmo através da animação.


Nos vídeos corporativos, a imaginação é o limite, pois é através da imaginação que os vídeos se tornam mais atraentes, e, consequentemente, mais eficientes.


2 - Geram Mais Engajamentos e Melhoram o Clima Dentro e Entre as Equipes


Por ser mais interessante quanto a maneira de apresentar os conteúdos sendo, inclusive, de fácil assimilação, os vídeos de treinamento geram mais engajamento por parte dos colaboradores, principalmente, por dar aos mesmos mais flexibilidade de aprendizagem, pois podem ser acessados em qualquer hora e lugar não havendo necessidade de deslocamentos.


Tais vídeos ainda melhoram o clima empresarial trazendo aos colaboradores mais satisfação na realização do seu trabalho, fazendo com que estes se sintam mais importantes e parte integrante do ambiente corporativo.




3 - Promovem a Interação e Facilitam a Assimilação de Conteúdo


Conteúdos em vídeo permitem que o usuário, pause, avance, retorne o vídeo quando sentir necessidade, podendo interagir mais, o que é muito importante quando se trata de um vídeo de treinamento, pois, garante que o usuário revise e aprenda de acordo com o seu tempo. Quando ao vivo, a interação vem através de perguntas e debates sobre o tema em tempo real.


Além disso, por fazer uso de vários estímulos, tanto visuais como auditivos, os vídeos de treinamento facilitam a assimilação dos conteúdos apresentados, sendo mais eficientes.



4 - Padronizam os Conteúdos

A produção de vídeos de treinamento trará padronização nos conteúdos e informações passadas, garantindo que todos os envolvidos tenham acessos às mesmas informações e métodos utilizados, garantindo a todos, os mesmos níveis de aprendizagem.



5 – Reduzem a Rotatividade, os Custos, Incentivam a Inovação e Ajudam na Padronização de Processos Onboarding

Aperfeiçoar o trabalho dos seus colaboradores é imprescindível para empresa pois, além de assegurar profissionais mais capacitados na realização dos trabalhos, garante a estes, mais motivação, aumentando a permanência na empresa, reduzindo gastos com a rotatividade.

Através dos vídeos de treinamento os colaboradores passam a ser mais auto críticos e conscientes de sua importância em todo ambiente corporativo, sendo, portanto, mais susceptíveis a propor melhorias e inovações acerca das funções que desenvolvem.

Para quem não conhece o onboarding de colaboradores são estratégias de RH que buscam adaptar o novo funcionário a cultura da empresa. Os vídeos de treinamento são ideais para a facilitação dos novos colaboradores a se adaptarem à nova realidade vivida, contribuindo assim, não só para a capacitação técnica, mas também, para ajudar na eliminação dos vícios trazidos de outras experiências profissionais.



VANTAGENS DE INCORPORAR OS VÍDEOS DE TREINAMENTO NA ROTINA DA EMPRESA

Você deve estar se perguntando: Existem diversas maneiras de aperfeiçoar o desenvolvimento profissional da minha equipe, por que os vídeos seriam a melhor opção? Quais as vantagens de incorporar os vídeos de treinamento na rotina do meu negócio?


A resposta é simples e fácil:

Aposto que, não faz muito tempo, você assistiu a algum vídeo, seja no computador ou em algum dispositivo móvel seu, não é verdade?


Após a popularização da internet e dos dispositivos móveis, os vídeos online passaram a fazer parte do nosso dia a dia, pois, podem ser assistidos em casa, nos intervalos do trabalho, no ônibus, em qualquer lugar.


Ou seja, é evidente que o vídeo, sendo uma ferramenta inserida no cotidiano das pessoas, facilita, a aprendizagem do conteúdo a ser abordado, trazendo mais desenvolvimento e capacitação para seus colaboradores.


Portanto, resta-nos a pergunta: Por que não utilizar desta ferramenta rápida, eficiente, criativa e atraente de comunicação, para criar meios de desenvolvimento profissional e empresarial?

E aí, vamos começar a produzir vídeos de treinamento para a sua equipe?




TREINANDO EQUIPES


Bem, não é fácil montar um plano de treinamento ideal para os seus colaboradores. Isso, exige muito estudo e conhecimento específico do seu negócio.

Por isso estamos aqui para dar algumas dicas essenciais:


1 – Periodicidade

Vídeos de treinamento exigem periodicidade. Não dá para aplicar todo o conteúdo a ser abordado em um, dois dias, por isso deve ser organizado um plano de aulas. Após definido o assunto a ser abordado no treinamento, deve ser estudado o período necessário para que tal seja efetivado e organizado um plano de aulas, a fim de facilitar todo o processo.

O conteúdo a ser abordado deve ser flexibilizado e apresentado de maneira organizada, didática e dividido em tópicos a fim de fazer com que os colaboradores aos poucos absorvam todo o conhecimento necessário. Ou seja, o plano de treinamento deve ser periódico e gradual.


2 – Padronização

Independentemente da forma em que será apresentado os vídeos de treinamento e do tamanho da sua empresa, o conteúdo a ser abordado deve ser padronizado, a fim de capacitar todos os colaboradores de maneira igualitária, padronizando o processo produtivo, dando mais unidade aos trabalhos desenvolvidos pela sua empresa.

Então, agora que você já está inteirado sobre os vídeos de treinamentos vou mostrar para você alguns modelos de vídeos que podem fazer com que o treinamento dos seus colaboradores seja um sucesso, capacitando-os e uniformizando os procedimentos adotados, criando assim, a sua marca registrada, o seu diferencial.


Vamos lá?


ALGUNS FORMATOS DE VÍDEOS DE TREINAMENTOS


1 - Palestras Pré-Gravadas

Formato mais comum, este tipo de vídeo é claramente conhecido por ter uma abordagem dos temas de maneira extremamente didática, com objetivo claros e específicos. Normalmente são apresentadas por especialistas reconhecidos em suas áreas de atuação podendo ainda, conter slides para apresentações.



2 - Demonstrativos

São vídeos mais objetivos uma vez que estão focados em abordar o que deve ser feito ao invés de explorar conceitos ou teorias. O foco, é a construção de habilidades específicas, como, por exemplo, implantação de novos sistemas, operação de maquinários, manuais de conduta, dentre outros. Um formato que exige muito cuidado e estudo, mais, que, com devida produção pode perdurar por anos dentro da operação corporativa.




3 – Animações

As animações são excelentes para abordar conceitos abstratos e fenômenos de processos que não são de outros modos exibidos, mas que, também podem ser utilizadas em condições normais. Fluxogramas, gráficos, sequências animadas, imagens, ilustrações essas são algumas das várias opções a serem utilizadas e que aumentam significativamente a compreensão do assunto abordado.



E tem mais, entrevistas e encenações também podem ser utilizadas em seus vídeos de treinamento.


Viu como é prático? Você pode utilizar os vídeos de treinamentos para criar cursos de capacitação e qualificação profissional para serem transmitidos on-line, ao vivo, ou gravado e acessados em qualquer lugar através da internet e de suas mídias sociais.


E tem mais, você ainda pode fazer vídeos de treinamento para que seus clientes tirem o máximo dos seus produtos.


Que boa ideia não é verdade?


Entre em contato conosco, pois, temos a melhor solução para você, sua empresa, seus colaboradores e clientes.


56 visualizações0 comentário

Comments


whatsapp.png
bottom of page