top of page
  • Foto do escritorSander Filmes - Autor Marc Souza

VÍDEO VERTICAL A NOVA TENDÊNCIA EM MARKETING DIGITAL

Atualizado: 25 de fev. de 2021


O que já foi considerado um erro de novato em redes sociais, hoje está sendo muito utilizado de forma intencional: São os vídeos verticais.


Amado por poucos e odiado por muitos os vídeos verticais estão se tornando o novo padrão de consumo na internet, tudo por causa da popularidade de plataformas sociais, como Instagram, Snapchat, Periscope e Whatsapp.


Para se ter uma ideia o número de pessoas que hoje utilizam os vídeos verticais já passa de 1 bilhão. Ou seja, o que antes era considerado um erro, agora se transformou em uma maneira inovadora de se comunicar.


O vídeo horizontal é a forma mais aceita e preferida de muitas plataformas como o Vimeo e o Youtube, no entanto, quando falamos em IGTV, plataforma utilizada pelo Instagram, Snapchat dentre outros, a melhor maneira de se comunicar é através dos vídeos verticais, principalmente se levarmos em conta que o consumo de conteúdos através das redes sociais em sua maioria se dá através dos smartphones.


Nós enxergamos em um plano horizontal, assim, o olho humano se adapta melhor no aspecto paisagem, por isso que os vídeos normalmente são realizados desta maneira, em uma proporção de 16:9 o mesmo de um desktop, laptop e das TVs.




No entanto os smartphones estão mudando esta tendência, afinal, começamos e terminamos o dia com estes aparelhos nas mãos e uma coisa não podemos negar, segurar um smartphone na posição vertical é muito mais confortável do que na horizontal.


Devemos observar, também, que o vídeo vertical deixa a tela toda preenchida fazendo com que o usuário não se distraia com informações que somente poderia lhe atrapalhar, deixando que toda sua atenção fique voltada, apenas, para o conteúdo que está em exibição, sendo assim, uma maneira eficiente de assegurar a audiência.


Além de ser um formato que permite colocar elementos de cena em destaque, dando mais evidência para a sua marca, mais espaço para mostrar produtos e facilidade para contar suas histórias com mais detalhes.


A primeira plataforma a utilizar o vídeo vertical foi o Snapchat que, por não ter um aplicativo para uso em desktop, sendo, portanto, para uso exclusivo nos smartphones, forçou seus usuários a filmarem desta maneira, ocasionando a popularização deste formato, e, consequentemente, tornando o formato preferido para uso nos dispositivos móveis.


Logo, depois, veio o recurso stories do Instagram e Facebook Live também utilizando este formato como padrão, popularizando ainda mais tal formato tornando-se preferência entre bilhões de usuários.


Quando passamos pelos stories das plataformas sociais, como Facebook, Instagram e Snapchat notamos o quanto os vídeos verticais estão presentes. Desta maneira, cada dia aumenta mais o número de marcas e influenciadores sociais que utilizam deste formato como estratégia de marketing, aumentando resultados, criando conhecimento, engajamento e conscientização de marcas, afinal, o público destas plataformas estão familiarizados e acostumados com tal formato.


No entanto é muito importante observar que, apesar de utilizar os vídeos verticais em seus stories, o Facebook, ainda, utiliza o formato paisagem em seus vídeos ao vivo e o LinkedIn também utiliza apenas o formato paisagem em suas publicações.


Não há dúvidas de que o vídeo vertical é a nova tendência do marketing digital, no entanto, para que seus vídeos alcancem o sucesso desejado, antes de fazer uso deste formato é muito importante saber: Onde? Como? E com quem você deseja se comunicar?


Por isso é muito importante procurar profissionais capacitados que poderão dar todo o suporte necessário para que você consiga alcançar os melhores resultados possíveis, seja através dos vídeos verticais ou de outros formatos, afinal, somente quem conhece o mercado poderá lhe apresentar a melhor maneira de falar com seu público alvo.

38 visualizações0 comentário

Comments


whatsapp.png
bottom of page